Filarmónica Pampilhosense

Filarmónica Pampilhosense
Pampilhosa - Mealhada

domingo, outubro 03, 2010

Concerto interactivo no Dia da Música

Numa organização conjunta entre a Filarmónica Pampilhosense (FP) e o Grupo Disciplinar de Expressão Musical da Câmara Municipal da Mealhada, o Dia mundial da Música (1 de Outubro) foi comemorado com as crianças que frequentam as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC's) nas dez escolas do primeiro ciclo do Município da Mealhada.

O concerto interactivo teve lugar na passada sexta-feira, no salão da FP, que esteve bastante bem composto por crianças e respectivos Encarregados de Educação e acompanhantes, num total aproximando de 150 espectadores.

No início do concerto, foi dada uma "aula", pelo Maestro Daniel Vieira, também professor nas AEC's, explicando sucintamente a composição de uma banda filarmónica, desde os instrumentos de sopro, madeiras e metais, até à percussão, dando uma breve explicação sobre cada instrumento. Após a apresentação de uma peça descritiva, que realçou cada família de instrumentos apresentada, foi a vez de as crianças aplicarem os seus conhecimentos adquiridos nas aulas de Expressão Musical. Primeiramente, efectuaram um acompanhamento com batimentos corporais sobre as peças "Te Deum" de Charpentier e "Marcha Turca" de Mozart, que a banda interpretou, em dois arranjos feitos propositadamente para o concerto. Seguidamente os professores presentes interpretaram o tema "Folhas de Outono (Autumn Leaves)", um standard jazzístico que as crianças acompanharam, cantando a respectiva letra em português. Mais para o final a filarmónica interpretou o tema "A Minha Música" de José Cid, que serviu para realçar a importância da Música nas nossas vidas. Por fim, as guitarras eléctricas dos professores e toda a banda interpretaram o tema popularizado pelos grupo de rock Deep Purple, "Smoke On The Water", para gáudio de todas a crianças, e não só, presentes na sala.

Foi bom ter a casa bastante composta, sinal que conseguimos passar a mensagem, através dos miúdos, aos respectivos Pais e Encarregados de Educação, para se dirigirem até à Sede da Filarmónica. Acho que conseguimos festejar condignamente, embora com uma actividade simples, o Dia Mundial da Música, tão importante para todos nós, mas que ainda há quem ache a aprendizagem da Música 'uma seca'! Mas também pensamos que cada vez mais as crianças e jovens querem aprender, prova disso são os 29 alunos inscritos na Escola de Música da FP, dos quais 16 já com instrumento distribuído.

A Escola de Música da FP ainda aceita inscrições para a 1.ª fase (iniciação) que tem lugar todos os sábados entre as 17h e as 18h.


Sem comentários:

Enviar um comentário