Filarmónica Pampilhosense

Filarmónica Pampilhosense
Pampilhosa - Mealhada

segunda-feira, maio 20, 2013

93.º aniversário da Filarmónica Pampilhosense - mais um sucesso!

Foi mais um fim de semana bastante preenchido de atividades, com muito trabalho, mas que deixou em todos a sensação que o objetivo foi alcançado!

Na sexta-feira, a noite foi dedicada ao teatro de revista, numa coprodução FP/GEDEPA, duas Associações mais do que amigas, quase irmãs, que mais uma vez conseguiram colocar o Salão de Festas da Filarmónica a rir durante cerca de duas horas. A revista "Tudo A Saque no Condado Portugalês" pôs bem-dispostos os cerca de 280 espectadores que vieram assistir! Com texto de Ana Cristina e Graça Marques, guarda-roupa de Áurea Assis/GEDEPA, arranjos musicais de Daniel Vieira e orquestra formada por cinco músicos da Filarmónica, as rábulas insistiam no estado atual da política, com intervenções de várias personagens ligadas aos partidos políticos, o estado da Saúde, da Educação, e nem Santo António, São Bento ou a Senhora dos Milagres deram conta do recado!

No sábado, a noite foi reservada à Gastronomia, com a realização de um Festival das Sopas. Dez estabelecimentos de restauração, na maioria da Pampilhosa, ofereceram cada um uma sopa diferente, que os convivas puderam provar sem limite. A noite foi animada pelo grande artista pampilhosense Afonso Rocha, que se disponibilizou para se juntar à festa graciosamente. A ele estamos muito agradecidos! No evento participaram cerca de 150 convivas.




                                                                                    fotos: Daniel Vieira

No domingo, que foi o ponto alto das comemorações, foi efetuado o hastear das bandeiras na Sede da Filarmónica, pelas 9h00, seguido de um desfile até à Igreja para acompanhamento da Missa por alma dos Fundadores, Diretores, Sócios, Músicos e Maestros já falecidos. "Foi uma celebração muito bonita, graças aos temas musicais especialmente preparados para este domingo de Pentecostes pela Filarmónica, que felicito pelos seus 93 anos de vida." - referiu o P. Carlos Godinho, no final da celebração.

                                                                                   foto: Pedro Neves


Depois do almoço, servido no Salão da Casa Rural Quinhentista, Sede do GEDEPA, a tarde foi reservada para a receção à banda convidada, a Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, dando assim continuidade ao protocolo de "geminação" entre a Pampilhosa e Lorvão, assinalado em julho do ano transato, com a participação da Junta de Freguesia de Lorvão na PampiArte'12.

O desfile iniciou-se no largo do Garoto, fazendo o percurso Rua Joaquim da Cruz/dos Bombeiros/da Feira/de Santa Marinha/do Freixo/Largo do Freixo/da Filarmónica. O concerto iniciou-se pelas 16h30, quando as duas bandas maravilharam os cerca de 300 espectadores presentes nesta festa de aniversário. A banda lorvanense, dirigida pelo Maestro Paulo Almeida, foi a primeira, seguida da banda anfitriã, que atuaram durante cerca de duas horas.

Estiveram também presentes os Presidentes das Juntas da Pampilhosa e de Lorvão, Vítor Matos e Mauro Carpinteiro, que mostraram o seu contentamento por esta ligação entre as duas localidades, que é ancestral, com a Pampilhosa ligada, desde 1117 (ano do primeiro documento que se conhece), ao Mosteiro de Lorvão, ter continuidade através da música e da filarmonia.

Os festejos terminaram com um jantar volante oferecido às duas bandas e seus convidados, também na Casa Quinhentista, onde todos conviveram em agradável confraternização.

                                                       Filarmónica de Lorvão/foto: Daniel Vieira

A Direção agradece a todos que tornaram possível esta comemoração, como aos restaurantes que ofereceram as sopas, à Direção do GEDEPA, na pessoa da sua Presidente, Ana Cristina, ao Fernando Sousa, que confecionou o almoço e que estava esplêndido, aos Pais de alguns dos nossos músicos mais novos, que acompanharam e ajudaram na preparação das várias atividades, e ao Afonso Rocha que animou a noite das sopas, bem como a todos que direta ou indiretamente ajudaram nas mais diversas formas.

Como não podia deixar de ser, uma palavra de amizade à Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, na pessoa do seu Presidente da Direção, Rui Batista (esperamos poder revê-los em breve!) e à Junta de Freguesia da Pampilhosa que, como habitualmente, apoia todas as nossas atividades culturais com muita abnegação. Bem-haja!


segunda-feira, maio 06, 2013

93.º Aniversário da Filarmónica Pampilhosense - cartaz geral

A Filarmónica Pampilhosense irá, como tem sido hábito, comemorar mais um aniversário. Desta vez o fim de semana escolhido é o de 17 a 19 de maio. Todos os sócios, simpatizantes e amigos estão convidados para participar!