Filarmónica Pampilhosense

Filarmónica Pampilhosense
Pampilhosa - Mealhada

terça-feira, maio 09, 2006

Estórias de partir a campânula a rir! – VII

Chamem os bombeiros!

Aí mais ou menos entre 1987 e 1989 tocou na Banda um indivíduo de Barcouço. Penso que agora deve ter uns 36 anos de idade. Chamava-se João Paulo e tinha alcunha de Papa-arroz (não perguntem porquê. Vai ver o gajo curtia arroz à brava…). Ainda cheguei a conhecê-lo pois era muito amigo do meu irmão e, quando apanhava a carraspana, ia dormir a nossa casa, num quarto que tínhamos no sótão. Bem, o pouco que eu me apercebi e o que constava, é que ele tinha um pancadão à bruta. Por isso é que o espantaram da Lyra Barcoucense. Ele tocava muito bem clarinete mas, enfim, que pancada que o tipo tinha! Dizem que se fartava de emborcar antes e durante o almoço que, à tarde, punha-se a dormir debaixo duma oliveira e ninguém conseguia acordá-lo para ir fazer a procissão!

Uma das estórias dele passou-se num café de uma terra qualquer onde a FP foi fazer um serviço. Na hora da missa lá iam, como habitualmente, bater uma suecada e malhar uns finos. A parte inferior das paredes era revestida com aquele caniçal fininho (igual ao bar da FP) e então, o Papa-arroz todo esquinado pega numa beata acesa e enfia-a no caniçal. Bazaram dali e quando a procissão ia a passar, era só pessoal com baldes e alguidares de água a correr para o café que já estava a arder e bem! Ainda se ouviu alguém a gritar: “ – Foram os músicos! Foram os músicos!” O gajo era mesmo bronco! Ele hoje é GNR no Algarve. Vejam lá…

P. S. - Já agora, não podia deixar passar este dia sem felicitar a Filarmónica Pampilhosense pelos seus 86 anos de vida, nas pessoas de todos os directores e, sobretudo, de todos os músicos que por lá passaram, que neste momento, e pelas recolhas efectuadas, ascendem a 250 elementos, desde 1920 até à actualidade. Parabéns a todos!

1 comentário:

  1. Os meus parabéns à Filarmonica Pampilhosense pelo seus 86 anos e contra ventos e marés que continue por muitos anos e que a população da Vila da Pampilhosa adira e apoie esta instituição que muito tem contribuido para a cultura desta terra e não só.

    PARABENS..PARABENS!!!!

    ResponderEliminar