Filarmónica Pampilhosense

Filarmónica Pampilhosense
Pampilhosa - Mealhada

sexta-feira, novembro 16, 2007

Estórias de partir a campânula a rir! – XIV

A queda

Foi em 1993 que o instrumentário da FP foi totalmente renovado. Já não era sem tempo! É claro que actualmente muitos dos instrumentos que vieram naquele ano ainda estão ao uso, no entanto é pena que não sejam de superior qualidade. “Musica Steyr Austria” é a marca de quase todos. Bom, o que interessa é que eles vinham num brinquinho, todos brilhantes, amarelo fosco, muito lindos. Nessa altura eu tocava num saxofone com dois registos, digno de um museu! Houve até um desfile para apresentação à população da categoria de instrumentário! E concerto! Que luxo! Entretanto, primeira saída. O Sr. Tavares, músico que foi desta banda, leva o trombone para o coro da Igreja para ninguém estragar pois é um instrumento de luxo! Lá em cima, para protecção, havia uma balaustrada de madeira que, para efeitos de decoração, estava coberta por lindas mantas bordadas com cenas de Cristo. O Sr. Tavares, cheio de cuidado, tenta colocar o trombone em cima do murinho que suportava a balaustrada, encostado à manta. Azar. Com o peso, o lado de dentro da manta passa para o lado de fora, indo o trombone espalhar-se no meio do chão da Igreja, quase acertando numa senhora que circulava! E ele, passado, fica a olhar lá para baixo durante um tempo até que resolve ir buscá-lo. O que vale é que o trombone só ficou com uma mossa na campânula. Bom, e mais qualquer coisinha, mas pronto.

5 comentários:

  1. HEHE..

    Já nesta altura havia a mania do Tuning....

    Não há nada melhor que tocar um instrumento kitado e cheio de mossas feitas estrategicamente, como na Tuba em SiB da banda...

    ResponderEliminar
  2. O q ñ falta na nossa filarmónica é instrumentos cheios de mossas. Parece q há uma competição qq, q é quem consegue fazer mais mossas em menos tempo. Ainda ñ s conseguiu apurar os vencedores pois a competição é extremamente renhida!:D

    ResponderEliminar
  3. Ô Mara. Também não são assim tantos que estão a competir... São aí uns... 20? :P Espero que não entres na competição com o fagote... É que os jogos são duros!! Eheh.

    ResponderEliminar
  4. Ah!...o contador de "istórias" já regressou, pensava que se tinha demitido ou convidado como "istóriador" para a casa da música-Porto.
    Com respeito às mossas nos intrumentos é como os táxis... táxis sem pancadas ou pancadinhas não são táxis.

    ResponderEliminar