Filarmónica Pampilhosense

Filarmónica Pampilhosense
Pampilhosa - Mealhada

quarta-feira, abril 01, 2009

Novas Empresas Filarmónicas

Tendo em conta que a nova Direcção da FP tomou posse imediatamente após o acto eleitoral de 29 de Março último, umas da directivas a colocar em marcha é usufruir de direitos autorais e de comissões a nível governamental para, de vez, tornar esta filarmónica profissional, tal como vem acontecendo com outra bandas.
Deste modo, a Banda mudará de nome, por imperativos legais, e chamar-se-á "Orquestra Filarmónica do Município de Mealhada - Empresa Pública de Audiovisuais, EP", com sede na freguesia de Pampilhosa, Concelho de Mealhada.
Assim, apelava a todos os músicos pertencentes actualmente à banda que solicitassem o modelo para se propor como músico oficial da Empresa, junto da Direcção, sobre o qual irá a comissão administradora se debruçar e, caso seja imperativo, solicitar a presença do proponente para provas psicotécnicas e musicais, a ter lugar em local e data futuramente indicadas.
Por este motivo, penso que será útil a cada músico proceder a um estudo, se possível acompanhado, de peças escritas predominantemente para o seu instrumento a apresentar nas provas, pelo que considero oportuno aproveitar esta paragem da Páscoa para esse mesmo trabalho, no que diz respeito aos estudantes do ensino regular.
Segundo apurei, embora que seja necessária uma confirmação, as provas terão lugar na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) no Porto, a iniciar, segundo o Ministério da Cultura, por despacho normativo, no mês de Maio.
Espero obter mais informações sobre esta situação, mas gostaria que todos os elementos se pudessem apresentar nas ditas provas, pois, segundo o regulamento, quem faltar será automaticamente excluído das novas Empresas Filarmónicas que, num curto espaço de tempo, irão substituir as actuais filarmónicas com o título de "instituição de utilidade pública". O mesmo poderá acontecer aos inscritos que não conseguirem, por algum motivo, superar as provas. Por essa razão, haverá necessidade de contratar outros músicos, oriundos das mesmas provas, mas que de algum modo ficaram aquém dos pressupostos da comissão administradora, no entanto pertencentes às diversas categorias que finalmente serão formalizadas mediante os referidos testes. Essas categorias, segundo pude averiguar, serão quatro. Como devem calcular, uma Empresa Filarmónica poderá eventualmente apresentar na sua lista de pessoal, músicos de todas as categorias, mas será conveniente lembrar que só os agrupamentos com pessoal maioritariamente de primeira categoria prevalece. Os outros irão sendo postos à margem num curto espaço de tempo.
Esperando que a nossa velha "FP" possa superar este momento, espero ter mais alguma informação no próximo ensaio.

7 comentários:

  1. Hoje é dia das mentiras, certo?

    É caso para perguntar:
    Quem é que paga aos músicos? lol

    Criar uma empresa para músicos profissionais, até que não era impossível, agora acabar com a FP isso é mais complicado...

    Daqui por alguns minutos, já será dia 2 de Abril e... A Filarmónica Continua!

    ResponderEliminar
  2. Uma ideia brilhante que teve um dia de vida, lol e a começar pelo o titulo dei uma gargalhada!!

    ResponderEliminar
  3. Epahhh telefonei-te preocupada pra isto?? A bér bámos!!!

    Contudo, queria salientar que a minha preocupação se concentrou na destruição desta instituição tão humilde que não liga a profissionalismos e a quem é o melhor nem nada disso. Não é elitista nem preconceituosa, assim quero que continue a ser!

    Quanto a você, sr Maestro, felicito pelo tempo gasto nesta partida bem conseguida! Conseguiste assustar a Solange, O Dinis e o Rica loool

    Enfim, continua sempre assim, alegre e divertido!


    Viva a FP!

    ResponderEliminar
  4. Bem , eu vi este post ontem à noite antes de ir dormir mas como estava cheia de sono não o li todo e fiquei confusa e nao consegui dormir lá muito bem.
    Mas hoje ao ler novamente o post e averiguar pelos comentários vejo que foi uma partida de dia 1 de Abril fico mais descansada. A ideia não era má mas tem muitos pontos que precisariam de discussão..

    Beijo e VIVA A FP ! :D

    ResponderEliminar
  5. Vá confessem, enganei alguns! Está aí um texto cheio de pinta, não? Pois é só pinta, pois verdade nem uma... Bem, só aquela em que peço para estudar o instrumento... sempre importante! Abraços/beijos e desculpem se vos fiz temer pela saúde da nossa FP!

    ResponderEliminar
  6. Só podia ser uma partida!!a avaliar pelos comentários anteriores escritos..=)..mas conseguiste.me assustar..realmente fizeste.me temer pelo desenvolvimento da fp..como é que isto iria acabar se oque tu disses.t fosse verdade!!!xD

    ResponderEliminar
  7. Só hoje li o post... mas para quem não perceber de filarmónicas facilmente acredita,até parece ser verdade pela forma como o texto foi elaborado, só faltava mesmo (Lei n.º
    xx/200x e Lei n.º xx/200x) para ficar no ponto... LOL

    ResponderEliminar