Filarmónica Pampilhosense

Filarmónica Pampilhosense
Pampilhosa - Mealhada

quinta-feira, março 04, 2010

Porque devemos dar sempre o nosso melhor?

Bem faço esta pergunta porque no verão passado, num final de tarde de sábado, os “Dixie kool Gang” estiveram a actuar no luso, mais propriamente na alameda do casino. E como normalmente acontece por cá neste tipo de iniciativas, pouca gente apareceu, o público era pouco e essencialmente constituído por pessoas que por ali passavam e continuavam a passar, poucas foram as pessoas que efectivamente estavam interessadas no concerto. Como é natural isto tem sempre influência nos músicos e de certa forma acaba por os desmotivar.

Mas qual não é o meu espanto que numa pequena pesquisa pelo “Google” encontro esta foto.



Ao pesquisar a sua origem percebi que era de um turista Irlandês que estava de visita a Portugal na altura. No seu blog escreveu um post que descreve a sua passagem por Portugal, e ilustra-a com excelentes fotos, podemos ler que ele gostou bastante aqui da nossa Mata do Buçaco entre outras coisas, (fica aqui o link), e na sua passagem pelo luso faz então uma pequena referência ao Dixie Kool Gang que actuavam quando ele passeava pela alameda.

Esta referência resigna-se basicamente a uma foto, mas com isto apenas quero lembrar que por vezes desvalorizamos actuações devido ao público desinteressado ou menos numeroso, mas a verdade é que em qual quer lugar, pode ser só um a assistir, ou só um interessado, mas temos de ter a fasquia bem alta, pois só assim se consegue deixar uma boa imagem. Desta vez foi um designer e fotografo Irlandês, mas em outras ocasiões certamente estiveram a assistir músicos ou pessoas que gostam de música e são essas no meio das outras que valorizam o nosso trabalho.

Abraço…

5 comentários:

  1. Não posso concordar mais contigo Daniel! O nosso empenho e dedicação deverá ser o máximo em qualquer altura! é um pouco como o professor que tem 100 alunos na sala de aula ou apenas 10, o seu esforço deverá ser o mesmo! Lembro-me que neste dia o Maestro da Orquestra ligeira do Conservatório de Aveiro, esteve a ver-nos! ele é saxofonista, já o conhecia e ele até esteve a falar com o meu pai, enquanto nós tocávamos. No fim falei com o meu pai, e ele disse-me que estava de passagem, ouviu música e decidiu parar para ver! é como dizes, tanto podes estar alguém que não percebe nada, como alguém que domina o assunto!
    Só o empenho, esforço e dedicação nos levam a superar as nossas dificuldades e alcançar os nossos objectivos!
    P.S: Para a semana há ensaio dos DKG na 5ª feira!ahahahahaah

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Dinis, mas foi o Pedro que escreveu o Post! E muito bem escrito!
    É, de facto, importante que se desenvolva um trabalho com qualidade, independentemente se temos ou não assistência atenta.
    Ainda há pouco ensaiava umas peças com os meus colegas da Câmara Municipal, e eu acabei por soltar um comentário sobre a possível falta de público atento no próximo evento onde vamos tocar e consequente falta de vontade para tocar. Um dos músicos disse-me: "Esquece o público. Temos de tocar bem é para nós. Vamo-nos divertir e tocar uns para os outros. Queres melhor argumento para tocares bem?"
    E, reacção instantânea, soltei um belo tema sentido do saxofone. Para gáudio de todos!
    Não mais me esquecerei desta "máxima"!

    ResponderEliminar
  3. Eu assino por baixo do teu colega!A música é a expressão da alma e não a devemos esconder dos outros! Força nisso!

    ResponderEliminar
  4. José Alves - Parafita - Montalegrequarta-feira, março 24, 2010 2:28:00 da tarde

    Olá
    Depois de ler o post fui ver o site do Sr. e vi que ele também passou aqui pela minha terra! Fixe.

    ResponderEliminar