Filarmónica Pampilhosense

Filarmónica Pampilhosense
Pampilhosa - Mealhada

sexta-feira, abril 06, 2012

Estágio Nacional de Orquestra de Saxofone e Percussão na Pampilhosa III

Terminou ontem, com um concerto, o I Estágio Nacional de Orquestra de Saxofone e Percussão, que iniciou na segunda-feira, juntando um grupo de 22 participantes, maioritariamente jovens saxofonistas e percussionistas, vindos de vários pontos do país. Onze dos jovens eram oriundos da freguesia de Santo Isidoro (Mafra), veementemente apoiados pela respetiva Junta de Freguesia, através do seu Presidente, Sr. Hélder Ramos, também presente no concerto final.
Foram quatro dias bastante intensos para todos os participantes, alguns dos quais em estreia absoluta neste tipo de atividade musical, no entanto, bastante enriquecedores e divertidos. Os momentos de trabalho foram desenvolvidos não só na Sede da FP, mas também no edifício da ex-Escola Primária n.º 1.
A dormida foi no Pavilhão Municipal Gimnodesportivo, enquanto que as principais refeições foram servidas ao grupo na Escola Básica n.º 2 (a "EB2,3").
As noites de terça e quarta-feira foram animadas por dois projetos da FP, respetivamente, pela Orquestra UC Band e pela repetição do Festival da Canção, apresentado no passado dia 17 de março. Ambas as intervenções, incluídas no planeamento do Estágio, agradaram os presentes, especialmente o grupo de formandos.
A Direção da FP agradece a todos os participantes, respetivos Encarregados de Educação, patrocinadores e a todos que direta ou indiretamente tornaram possível esta atividade. Pede também compreensão por algo que tivesse corrido menos bem, pelo facto de ter sido uma estreia na organização deste tipo de eventos. Um agradecimento especial à Câmara Municipal de Mealhada, ao Agrupamento de Escolas de Mealhada, na pessoa do Dr. Paulo Lindo, da Escola Básica n.º 2, e à Junta de Freguesia de Pampilhosa, na pessoa do seu Presidente, Sr. Vítor Matos, também presente no concerto, onde dirigiu algumas palavras de incentivo, não só à Direção da FP, mas também ao grupo de participantes, pelo facto de a música ser algo de instrutivo, demonstrativa do caráter elevado de todos que a têm como passatempo ou profissão.
Uma palavra também aos formadores, Nuno Miguel Silva e Fátima Juvandes, pelo profissionalismo e abnegação total durante todo o Estágio. Também à Marta Santos, que integrou a organização, e que esteve na linha da frente, durante o tempo pré-Estágio.
O evento coroou-se de êxito, e mais uma vez a Filarmónica Pampilhosense demonstrou que é possível oferecer à juventude algo tão precioso que é a aprendizagem e o desenvolvimento musical, tão importante no crescimento juvenil, e aos Pampilhosenses e público em geral, momentos culturais de qualidade.




1 comentário:

  1. 4 dias bem passados de excelente camaradagem em que a idade não me pesou, e em que graças aos Profs e colegas me foi possível aprender muito. Obrigado a todos por isso.
    Também uma agradecimento especial ao Daniel que foi incansável para manter tudo organizadinho. não posso ainda deixar de referir a qualidade das refeições que nos foram servidas;o meu aplauso e agradecimento às Srªas que cozinharam.
    EStou à espera do próximo.
    Bem hajam.
    João (Tio)

    ResponderEliminar