Filarmónica Pampilhosense

Filarmónica Pampilhosense
Pampilhosa - Mealhada

terça-feira, outubro 30, 2012

Lançamento do livro "Filarmónica Pampilhosense - da génese ao infinito"


«O homem sonha e a obra nasce…
Um livro desta natureza era necessário e sempre foi urgente a sua publicação.
Impunha-se mesmo a concretização de um trabalho bibliográfico sobre a história desta Associação quase centenária, que é a Filarmónica Pampilhosense.
Até esta data, ninguém tinha tido a ousadia e a vontade para proceder à realização desta obra de grande interesse cultural, colocando no papel as memórias de muitos Pampilhosenses que passaram por esta Instituição.
Histórias, episódios da vida real, registos diversos, documentos e fotografias de todas as épocas e, sobretudo, muita pesquisa e consulta, foram, certamente, fontes importantes para o suporte e sucesso deste trabalho, onde a evolução das várias fases da sua Sede e o património adquirido, como o instrumentário, também não foram esquecidos.
Daniel Vieira aborda, de uma maneira geral, as grandes temáticas respeitantes à Associação e vai inspirar-se na imensa riqueza histórica da freguesia, desde a sua origem e evolução até aos nossos dias, realçando o grande impulsionador do nosso progresso e desenvolvimento – o Caminho de Ferro – e, consequentemente, o aparecimento das várias indústrias e a explosão demográfica da terra, que fizeram surgir várias associações e coletividades de caráter social, cultural, desportivo e recreativo.
Mas a sua grande musa inspiradora é a história de toda a família musical da Associação, não esquecendo os maestros, os músicos, os elencos diretivos, os associados e tantos outros colaboradores.»
in Prefácio, da autoria do Sr. Vítor Matos, Presidente da Junta de Freguesia de Pampilhosa

No próximo dia 17 de novembro, pelas 21h00, no Salão da Filarmónica, terá lugar o lançamento da obra "Filarmónica Pampilhosense - da génese ao infinito", um livro que conta a história da nossa quase centenária Associação. A apresentação contará também com a presença da Banda principal, que abrilhantará o certame com uma pequena intervenção.
Junte-se a nós neste tão importante dia para a Associação mais antiga da freguesia em ininterrupta atividade! A entrada é livre.

Título: Filarmónica Pampilhosense - da génese ao infinito
ISBN: 978-84-686-1123-5
N.º de páginas 153
Miolo: a cores, enriquecido com cerca de 200 imagens
1.ª edição: julho de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário