A Orquestra Juvenil da Filarmónica Pampilhosense foi criada pelo Maestro Manuel Pleno (1936-2006) em 1998, juntando desta forma os músicos mais jovens da Escola de Música e da Banda principal para executar repertório alternativo, adaptado às idades dos músicos.
O estudo de repertório mais aliciante acabou por tornar os ensaios da Escola mais divertidos, sendo mais um incentivo para o estudo de um instrumento musical e respetivas partituras.
Cartaz de divulgação do 81.º aniversário da FP (2001), com a participação da OJFP
A OJFP num momento de trabalho em 2004, com Manuel Pleno
Pouco tempo antes do falecimento do Maestro e orientador da Escola de Música, Manuel Pleno (2006) a OJFP entrou em fase de reestruturação. Uma das últimas atuações foi em Courcoury (França), em 2003, aquando da digressão da Banda principal à vila geminada com a Pampilhosa.
Apresenta-se agora ao público pela mão do atual maestro, Daniel Vieira, durante o I Pampifitas, Festival de Curtas-Metragens da Pampilhosa, que teve lugar na Casa Rural Quinhentista entre 4 e 6 de abril de 2014.
A OJFP a 6 de abril de 2014, durante o I Pampifitas
A OJFP é atualmente constituída por 27 músicos, sendo a sua maioria já elementos da Banda principal. É entretanto reforçada nalguns naipes por músicos seniores enquanto não existem juvenis para ocupar a execução desses instrumentos. Neste momento o seu repertório ainda é curto, no entanto prevê-se que para o final do Ano Letivo (finais de junho) possa ser apresentado ao público um concerto de maior dimensão.
A OJFP na Casa Rural Quinhentista, sede do Grupo Etnográfico da Pampilhosa (GEDEPA)
fico a espera da próxima atuação com toda a certeza que vou assistir.
ResponderEliminarExcelente. Deviam ter tocado mais tempo.
ResponderEliminar