Filarmónica Pampilhosense

Filarmónica Pampilhosense
Pampilhosa - Mealhada

segunda-feira, abril 07, 2014

Primeira apresentação da Orquestra Juvenil da Filarmónica Pampilhosense

A Orquestra Juvenil da Filarmónica Pampilhosense foi criada pelo Maestro Manuel Pleno (1936-2006) em 1998, juntando desta forma os músicos mais jovens da Escola de Música e da Banda principal para executar repertório alternativo, adaptado às idades dos músicos.

Cartaz de divulgação do 81.º aniversário da FP (2001), com a participação da OJFP

O estudo de repertório mais aliciante acabou por tornar os ensaios da Escola mais divertidos, sendo mais um incentivo para o estudo de um instrumento musical e respetivas partituras.

A OJFP num momento de trabalho em 2004, com Manuel Pleno

Pouco tempo antes do falecimento do Maestro e orientador da Escola de Música, Manuel Pleno (2006) a OJFP entrou em fase de reestruturação. Uma das últimas atuações foi em Courcoury (França), em 2003, aquando da digressão da Banda principal à vila geminada com a Pampilhosa.

Apresenta-se agora ao público pela mão do atual maestro, Daniel Vieira, durante o I Pampifitas, Festival de Curtas-Metragens da Pampilhosa, que teve lugar na Casa Rural Quinhentista entre 4 e 6 de abril de 2014.

A OJFP a 6 de abril de 2014, durante o I Pampifitas

A OJFP é atualmente constituída por 27 músicos, sendo a sua maioria já elementos da Banda principal. É entretanto reforçada nalguns naipes por músicos seniores enquanto não existem juvenis para ocupar a execução desses instrumentos. Neste momento o seu repertório ainda é curto, no entanto prevê-se que para o final do Ano Letivo (finais de junho) possa ser apresentado ao público um concerto de maior dimensão.

A OJFP na Casa Rural Quinhentista, sede do Grupo Etnográfico da Pampilhosa (GEDEPA)



2 comentários:

  1. fico a espera da próxima atuação com toda a certeza que vou assistir.

    ResponderEliminar
  2. Excelente. Deviam ter tocado mais tempo.

    ResponderEliminar