Filarmónica Pampilhosense

Filarmónica Pampilhosense
Pampilhosa - Mealhada

domingo, setembro 27, 2015

Mestre Manuel Pleno 1936-2006

Maestro Manuel Lindo Pleno, Mestre, Pai, Amigo, Companheiro.

No Céu cantam-se e tocam-se Hinos de Louvor, sob a sua batuta. As melodias lançam-se pelo Espaço, pois a Música é Eterna, é Magnificente.

Faria hoje 79 anos se estivesse entre nós.

O programa "O Palco do Povo" termina com a marcha "Despedida", da sua autoria. Pode ser ouvido aqui.

A Filarmónica Pampilhosense nunca esquecerá o grande Pampilhosense que deu na sua banda os primeiros passos de uma excelente carreira musical em 1943, tendo sido o diretor artístico entre 1990 e 2006.

Nascido na Pampilhosa a 27 de Setembro de 1936, iniciou os seus estudos musicais aos sete anos com o seu Pai, Joaquim Pleno, estreando-se na Filarmónica Pampilhosense tocando caixa, mudando depois para requinta. Com 18 anos alistou-se no Exército, na Banda de Música do RI 12, em Coimbra. Em 1956 fez Exame para 1.º Cabo Músico e no mesmo ano efectuou o Exame para Furriel Músico. No ano seguinte foi promovido e colocado na Banda do RI 16, em Évora, como solista em clarinete.
Em 1959 iniciou a sua carreira como regente na Filarmónica Lorvanense. Em 1964 fez parte da Orquestra Cívica de Lourenço Marques – Moçambique. Foi regente da Escola do Grupo Amadores de Música Eborense, da Banda Carlista de Montemor-o-Novo, da Banda de Estremoz, Casa do Povo de Penacova, Santana Ferreira, B. V. Espinho e Pinheiro da Bemposta. Em 1978 frequentou o curso para promoção a Sargento-chefe. Colocado como subchefe da Banda da RMC, formou a Orquestra Ligeira, sendo de seguida transferido para o RIP, como professor de Música no curso de formação de Sargentos. Em 9 de Junho de 1979, foi promovido a Sargento-mor Músico e colocado como subchefe da Banda do Exército.
Dirigia a Banda de Música de Anadia quando, em 1990, passou a dirigir também a Filarmónica Pampilhosense, substituindo o seu Pai.
Frequentou, no Conservatório Nacional de Lisboa, o Curso de Pedagogia Musical, tendo como Professores Jos Wuytack, Margarida Amaral e Verena Maschat. Tendo-se desvinculado da Banda de Anadia em 1996, passou a dedicar-se exclusivamente à Composição e à Filarmónica Pampilhosense, sendo o seu Maestro titular e coordenador da Escola de Música.
Pela sua mão, a Filarmónica tornou-se uma banda de juventude, alegre, destemida, com arrojo.
O Maestro Manuel Pleno sentia um enorme orgulho da sua Banda e dos seus Músicos. Uma verdadeira cumplicidade revelou-se sobretudo entre ele e a juventude, quando o chamava bem alto: “- Eh Manolo!?”, ao que respondia: “- Yá!”, terminando todos com o célebre: “E salta Manel, e salta Manel, olé, olé!...”.
E saltava. Saltava com um brilho de alegria nos olhos. Brilho que foi, infelizmente, desaparecendo, pela doença.
Quis o Destino levá-lo no dia 22 de Agosto de 2006.
A Filarmónica Pampilhosense estará eternamente grata pelo seu carácter, profissionalismo e persistência que demonstrou durante os 16 anos que esteve como diretor artístico.

Requiescat in pace

















Sem comentários:

Enviar um comentário