Tal como no mês de Agosto de 2005, aquando da visita da Filarmónica Pampilhosense (FP) a Herdersem (Bélgica), agora foi a vez dos Pampilhosenses receberem a congénere belga, entre os dias 5 e 10 de Abril.
Como é hábito nestes intercâmbios, os elementos (67) da comitiva ficaram alojados pelas famílias de acolhimento, em grande parte famílias dos músicos portugueses. A comitiva fez-se transportar de avião, embora chegassem também de carro (8) e de comboio, Sud Express (11).
Na sexta-feira, tempo para visitar Coimbra e a sua magnífica Universidade, e, pela tarde, Conímbriga e respectivo museu. À noite foi apresentado o primeiro concerto pelas duas agremiações, em Barcouço (por vontade expressa da Câmara Municipal). No final dos concertos todos os músicos se juntaram em palco para interpretar “Celtic Dance”, o célebre “Coimbra” de Raul Ferrão com arranjo de Manuel Pleno e “Cantares Açorianos”, arranjo de Amílcar Morais. Penso que todos os presentes se mostravam satisfeitos à saída do Salão da Lyra Barcoucense com a qualidade das bandas ali presentes. A noite agradável que se revelou foi reservada para dançar e tomar umas bebidas numa discoteca pampilhosense, pelos mais jovens das duas nacionalidades, até altas horas da madrugada, em aprazível confraternização.
O sábado foi reservado para uma ida às praias da Figueira da Foz e Murtinheira. Os amigos belgas sentiam-se bastante bem com a temperatura sentida pois por lá apenas em Agosto é possível obter 18 a 20ºC! Tempo também para uma visita ao Museu Marítimo de Ílhavo. Após o jantar (as refeições principais foram sempre servidas da Casa Rural Quinhentista, sede do GEDEPA), houve quem pretendesse descansar, outros, tomar um café e, assim, conversar mais um pouco (a língua nunca foi barreira, já que a maior parte entendia-se com o inglês e com o francês e até alguns belgas falavam um pouco de português – por que não agora os filarmónicos portugueses aprenderem um pouco de flamengo/neerlandês?...).
A manhã de domingo foi preenchida com a sessão solene na Junta de Freguesia, com a interpretação conjunta dos três hinos: “La Brabançonne”, “A Portuguesa” e o “Hino Europeu”; e respectiva subida das bandeiras. Depois foi a vez da participação na Missa, cuja actuação da banda belga mereceu por parte dos fiéis uma salva de palmas no final da celebração. Após a visita ao belíssimo Buçaco, tempo para preparar o concerto da noite. Como seria de esperar, obteve assinalável êxito, tal como na sexta-feira anterior. No final os elementos da Harmonie surpreenderam os presentes com uma bandeja de mil quadradinhos de chocolate belga, brancos e castanhos, dispostos de tal maneira que se podia ler “Pampilhosa Herdersem 2006”. As 500 pessoas presentes tiveram direito a dois quadrados cada! Delicioso. Não é à toa que o chocolate belga é considerado um dos melhores do mundo…
Entretanto, a estreia da Orquestra Ligeira, que actuou em primeiro lugar, surpreendeu pela positiva grande parte dos presentes, tendo dito inclusivamente que não esperavam dali uma qualidade de interpretação tão elevada. Entre os dez temas interpretados, salienta-se “Crazy Little Thing Called Love”, “Pennsylvania 6-5000”, “Twist and Shout” e “Help Me Rhonda”. A OLPA é constituída por 14 elementos, 12 dos quais integram também a FP. Nos saxes altos, Fernandino Gomes e Dinis Rego, nos tenores, Daniel Vieira e Sérgio Vieira, no barítono, Sílvio Pleno. Nas trompetes, Paulo Silva, João Lopes e André Lopes. Na trompa, José Luís Carvalho. Nos trombones, Pedro Neves e Marco Cruz. Na tuba, Jorge Santos. Na guitarra, João Simas e, na bateria, David Rego. Estes elementos prometem continuar o trabalho, sendo assim uma mais-valia para a cultura pampilhosense e também para o Concelho de Mealhada.
Julgo que os amigos belgas levaram bastantes recordações na sua bagagem, não só pelo clima mas também pelo calor humano, tão próprio do Português. Parabéns à FP, ao GEDEPA e à Junta de Freguesia de Pampilhosa, cujo trabalho conjunto elevou bem alto o nome desta Vila, do Concelho e do País.
YA acho que ficamos todos muito bem na foto... :p Viva a OLPA!!!
ResponderEliminarya, foi dos melhores momentos do intercâmbio! a xegada mundial da OLPA aos palcos... tiverma mt bem! PARABENS
ResponderEliminarVim da grécia e pensava k as filarmónicas tinham mais elementos a vossa filarmónica deve ser muito fraquinha e os belgas qué deles nem teêm direito a aparecer na foto?queria ber se os belgas eram tesudos? p não falar dos tugas?:-(
ResponderEliminarÉ k na grécia nós costumamos utilizar legendas...
what you wrote looks great, even if i don't understand a word :(, but we had a great time, thanks
ResponderEliminarfor everything
Chin Chin
also known as Quintijn
I don't understand a word of it either, but I'm sure you said only good things about us (I hope so ;)
ResponderEliminarLike quintijn said, we had a great time and thanx a lot for everything!!
greetings,
Catherine
Hi Quintijn & Catherine! The post I whrote was only to explain what we've done on those 5 days, like the 2 concerts of both harmonies and our Big Band. It was very good! See ya soon!
ResponderEliminarit's not whrote dumb! IS WROTE!
ResponderEliminarCa cromo este último anónimo... Eu sei bem que wrote é wrote e não whrote... Cliquei no agá sem querer... Mas deu para perceber na mesma! Prece qué parbo o puto!
ResponderEliminar