Filarmónica Pampilhosense

Filarmónica Pampilhosense
Pampilhosa - Mealhada

domingo, agosto 12, 2012

Intercâmbio Portugal - Bélgica

Dando continuidade ao intercâmbio estabelecido em 2005, com a deslocação da Filarmónica Pampilhosense (FP) à vila de Herdersem, da comuna de Aalst (Alost), Bélgica, e com a receção da congénere belga, a Koninklijke Harmonie Concorrdia et Docilitas (KHCD), em 2006 e 2010, mais uma vez a FP fará uma deslocação àquele reino para mais uma troca de saberes e experiências com os amigos belgas.

Em Agosto de 2005 viaja a FP até à Bélgica, para participação nos festejos do 222.º aniversário da KHCD. Após a experiência em França (a internacionalização da FP, em 2003), desta vez partia-se para um projeto mais dedicado à filarmonia, no estado mais puro, pois tratava-se de um intercâmbio direto com outra banda filarmónica. E a experiência foi bastante positiva!



O programa geral e o desfile da FP em Herdersem

Em abril de 2006 coube à FP a receção à sua congénere belga, realizando assim um intercâmbio musical bastante importante para todos os intervenientes. 


As intervenções culturais tiveram lugar na sexta-feira, dia 7, no Palco da Sede da Filarmónica Lyra Barcoucense 10 d’Agosto, em Barcouço; no domingo teve lugar a sessão solene na Junta de Freguesia, a Missa, presidida pelo Padre Virgílio Gomes e acompanhada por ambas as bandas, e, à noite, o concerto “oficial”, também por ambas as bandas, na Sede da FP. Abriu o concerto a orquestra OLPA-big band, projeto criado no seio da Instituição, entretanto terminado.
Paralelamente, o grupo pôde visitar Coimbra e a Universidade, Conímbriga, o Buçaco, Figueira da Foz e Ílhavo.
Partiu a congénere belga no dia 10, com a promessa que se voltariam a encontrar.

Entretanto, em fevereiro de 2009, deslocou-se à Pampilhosa uma comitiva belga, constituída, entre outros, pelo Presidente da “Concordia”, Jan Coppens, pela Secretária, Anita Callaert, e pelo novo Maestro, Andy Dhondt. A viagem serviu para convidar a FP para a realização de um novo intercâmbio. A convite da Direção belga, viajou uma comitiva da Pampilhosa a Herdersem para assistir ao “concerto jubiloso”, que teve lugar no dia 29 de agosto de 2009. Na sessão solene, Daniel Vieira, no seu pequeno discurso, dirigiu formalmente o convite à “Concordia” para que visitasse novamente a Vila da Pampilhosa, no ano de 2010. 


A comitiva pampilhosense com alguns dos amigos belgas, em Herdersem, 30 de agosto de 2009

Em julho de 2010, a FP volta a receber a real filarmónica, continuando assim o aperto dos laços estabelecidos em 2005. O dia de Santa Marinha (18, domingo) foi o escolhido para o ponto alto desta receção. Após o desfile, que se iniciou no Largo do Garoto, realizou-se a receção oficial no anterior edifício da Junta de Freguesia, com o içar das bandeiras ao som da La Brabançonne (hino nacional belga), d’A Portuguesa e do Hino Europeu, interpretados por ambas as bandas. À tarde procedeu-se à participação na Missa, que iniciou pelas 16h00, presidida pelo Padre Carlos Godinho, acompanhada por ambas as bandas. A Procissão foi acompanhada pela FP. À noite, após a organização do jantar, realizou-se o concerto, na Sede da FP, com a presença de cerca de 300 espectadores. Na terça-feira seguinte, a KHCD apresentou um belo concerto junto à Fonte de S. João, no Luso.



A KHCD junto à Fonte de S. João, no Luso

Mesmo a terminar o concerto de domingo, tempo para a respetiva troca de lembranças e algumas palavras de agradecimento pelos presidentes das direções das bandas e da Junta de Freguesia. A surpresa maior foi a entrega à FP, pela congénere belga, de um modelo aumentado de uma estante para partituras, com cerca de 4 metros de altura, feito de alumínio. Esta peça foi colocada junto ao cruzeiro que está implantado no jardim da capela do Senhor do Lombo, ao lado da Sede da FP, “para ser observada pela população, para que não esqueça a amizade entre as duas bandas” conforme as palavras proferidas por Jan Coppens – e inaugurada a 5 de outubro de 2010, com a presença do Presidente e Secretária da banda belga, da Direção da FP, do Dr. José Machado Lopes, do Presidente da Junta de Freguesia, Vítor Matos, entre outras individualidades. A FP interpretou o Hino da Filarmónica, A Portuguesa, La Brabançonne e o Hino Europeu. A viagem da FP a Herdersem ficou, logo ali, prevista para agosto de 2012.



O símbolo do intercâmbio cultural, inaugurado na Pampilhosa a 5 de outubro de 2010

E eis que estamos chegados a agosto, e, após toda a preparação inerente, que se iniciou logo no passado mês de outubro, é tempo de fazer as malas e levar da Pampilhosa a amizade que nasceu e cresceu entre dois povos que a MÚSICA e a FILARMONIA uniram, aparte de todas as crises europeias!
A FP partirá da Pampilhosa na manhã do de terça-feira, dia 21. Fará uma paragem em Courcoury, localidade geminada com a Pampilhosa, estando prevista a chegada a Herdersem durante a manhã de quarta-feira. Além dos momentos de visita à região, estão previstos dois concertos, em Blankenberge e Herdersem, bem como a participação na Missa Dominical e a receção oficial pela comitiva da Câmara de Aalst.

O regresso está previsto para segunda-feira, dia 27, com a chegada à Pampilhosa no dia seguinte.



Sem comentários:

Enviar um comentário