Filarmónica Pampilhosense

Filarmónica Pampilhosense
Pampilhosa - Mealhada

sexta-feira, março 31, 2006

Estórias de partir a campânula a rir! – IV

Que estouro!

Numa dada festa, a malta vai a desfilar pela rua a fora, tocando uma marcheca qualquer. Era naquele tempo que ainda vinham cachopos e graúdos atrás da banda, as velhotas desdentadas e as garotas balofas de Cerelác e muita sopa de grão vinham à janela ou à soleira da porta apreciar a passagem da “mújica”, as boazonas ainda estavam deitadas pois tinham-se embebedado no baile da noite anterior, os velhos a cheirar a mijo ofereciam um copito da adega aos músicos (“taditos, fartam-se de suar e nem um copo de água, cheio de vinho, lhes dão”) e os fogueteiros lançavam os caniçais com bombaças mesmo à frente da banda, e ninguém se insurgia contra a fumaça que entretanto se enfiava rapidamente pelas narinas a dentro. Eram tempos saudáveis!
Pois um desses fogueteiros (Jurema!! Aqui tá tudo muito bom! Viv’ó casamento do nosso Tóino! Vô cumprar um foguete de mil vonvas! Pum pó ar!) com a mania que sabia lançar foguetório, pôs-se para lá a inventar até que conseguiu, sem querer, incendiar uns 7 ou 8 foguetes ao mesmo tempo! Isso é que foi tudo a correr, a bater com os calcanhares no pescoço, banda, putos, velhas, tudo um para cada lado! Os foguetes, esses, foram-se enfiar quase todos debaixo do carro do Leston do barítono, um carro verde que ele tinha que era do pai. Rebentou-lhe com a pintura toda que teve de ser todo repintado. Penso que foi o fogueteiro ou a comissão de festas que pagou o prejuízo. Que estouro!

quinta-feira, março 30, 2006

OLPA-BigBand

Olá pessoal era só para lembrar que o site da OLPA-BigBand já funciona.

O Engenheiro João Lopes anda-lhe a dar, ele até percebe umas cenas...

E o que achas do site???? Comenta.....

Pois é, a Olpa-BigBand está a caminho dos palcos, será que vai exceder as expectativas???? Vamos aguardar, são elementos da Filarmónica Pampilhosense, são bons músicos de certeza.....

FORÇA OLPA.....

domingo, março 26, 2006

Câmara Municipal "sucks"

Na sequência do que foi decidido pela Camâra Municipal da Mealhada... Venho por este meio mostrar a minha indignação aqui no Blog fico extremamente triste com facto de não pudermos fazer um espectacular concerto no TEATRO MESSIAS. No qual certamente os músicos belgas ficariam impressionados e mais motivados par o concerto a realizar. Infelizmente tem que ser como esses ...... (não se pode dizer asneiras) querem e teremos então que ir fazer o concerto a uma "merdasca" de salão que é muito pior que o nosso e que provavelmente nem metade das pessoas que iriam se o concerto fosse na mealhada irão a barcouço? O que é que barcouço tem a haver com o nosso intercâmbio?

Agora acho que o nosso Colégio directivo também podia e devia fazer mais acho que se tivessem tido um pulso mais forte conseguiriam levar a nossa vontade a avante. Qual é a lógica deste concerto em barcouço? Descentralização uma "ova" Interesses de algumas pessoas cheira-me...

Mas já que temos que ir lá fazer o concerto vamos fazer um grande concerto e mostrar o que de bom temos na nossa querida Filarmónica Pampilhosense!!!

sábado, março 25, 2006

ensaio 24-03-2006

pois, devido ao facto de algumas pessoas postarem pouco ou nada, o Engenheiro João Lopoes resolveu instaurar novas regras de utilização deste blog...

é por isso que aqui estou! como já não postava há algum tempo vim fazer hoje o relato do ensaio de hoje...

bem!!! desde já normalissimo... tirando um fenómeno fenomenalmente fenomenal!!! O MANEL NOS TIMPANOS!!! sim eu sei que pensam que esto a mentir, mas não desta vez é mesmo verdade!!! o "most wanted" resolveu debruçar-se sobre o estudo de um novo artefacto de batuque... bem, aquilo teve mesmo piada... pa fazer um ruff forte na caixa fez uma tromba que metia medo, aquele home é mesmo de mais, e ainda por cima deitou mau olhar pa cima do daniel... ja sabes daniel vais andar a fazer "cócó" 15 dias... lool


outra novidade, um novo trombone de varas!!! tocamos o trombne de sonho mas claro o solo foi do pêdrão, que alias teve muito bem!!!

"bem sem haver nada mais para dizer vo mas é dormir que já tenho as pestanas a tremer" loool

sexta-feira, março 24, 2006

Estórias de partir a campânula a rir! – III

Saco camaleão

Quando fomos em 2000, aqueles três dias para a Junça, a malta ficou instalada numa pensão em Vilar Formoso. No final do primeiro dia o Manel Cainelas queria pernoitar em Vale da Mula ou por aí perto, em casa de uns conhecidos. Então toca de ir buscar o seu saco, que estava junto com todos os nossos, na bagageira do autocarro. Chega lá, farta-se de procurar a pôrra do saco, e o catano não se revela ao coitado do dono, já irritado com a situação, para além de que já estava a fazer-se tarde… O Manuel Pleno e outros colegas nossos perguntaram-lhe de que cor era o saco, ao que ele respondeu que o saco era vermelho! Tudo com o cu no ar à procura do saquinho encarnado e nada!

“ – É este?” “ – Não.” “ – É este?” “ – Não!”

“ – Caraças, pá! – disse o Manelão a roer a unha – já me espiparam o saco!” E pronto, o Manelão desistiu de ir, pois até que a boleia dele bazou.

Entretanto, tirámos todos os nossos sacos para ir para a pensão, e sobra um. Pois, o do Manelão, só que o sacão do Manelão era… verde! Bem, até tinha um risquito vermelho, mas fazer da parte o todo… calma aí! Entretanto, nomeámo-lo detentor da… camisola amarela: o mais pinguço da jornada!

No dia seguinte, dedicou-se-lhe umas quadrazinhas:

Cá temos outra vez

O nosso amigo Cainelas

Que é coleccionador talvez

De camisolas amarelas.

(…)

Com o seu saquinho encarnado

Parecendo um turista

Logo fica engasgado

De comer o seu alpista.

Mas o saco era incolor

Era tipo camaleão

Nem acertou na cor

Da pega da mão!

Se juntasse o amarelo

Às cores do seu bornal

Formaria com muito zelo

A Bandeira Nacional!

(Sílvio Pleno)

domingo, março 19, 2006

Regras do blog

Era só para lembrar que este blog foi criado para que as pessoas tenha total liberdade de expressão, “mas uma coisa”, “é preciso ter cabeça”, não vamos estar para a aqui a escrever asneiras, porque os menores também tem acesso a este blog e não é um bom exemplo para eles, vamos lá ser um bocadinho mais educados nomeadamente o electro_fitness. Entre outros....
Se não mudarem estas formas de expressão, os administradores serão obrigados a eliminar estes comentários.....

sexta-feira, março 17, 2006

Estórias de partir a campânula a rir! – II

Maçã docinha

Naquele tempo a malta ainda gostava de roubar fruta por essas árvores a fora (velhos tempos – agora só queremos blogues e msn e nokia e tsunami e o catano, pronto, estraga-se a fruta!). Então, um desses pançudos (acho que era o Pina, que na altura tocava bombardino), vindo de uma festa qualquer em direcção à Pampilhosa, viu uma macieira carregadinha de… pêras! Pois havia de ser o quê?! Dâha! Então, o indivíduo decidiu enfiar um número não quantificado de maçãs pelo bombardino a dentro e toca de mamá-las durante a viagem até à Sede da FP. Isso é que foi roer maçãs à fartazana!
No ensaio da sexta-feira seguinte, o indivíduo faz queixume ao J. Pleno que o bombardino não está nas devidas condições físicas, proporcionadoras da prática sã da nobre arte que é a música. E o Pleno, nas calmas, bota-se a tentar tirar alguma nota mas só saía ró e nada de som. Nisto dá-lhe uma porrada (ao bombardino, entenda-se) que até toou, quando eis que se espipa uma agradável oferenda do fundo do tubo do aerofone. Pois, uma maçã, que rolou até aos pés do Tonito Breda, que era gago e disse, roendo-a:
“ – Qui… qui… tão docinha!”

quarta-feira, março 15, 2006

oh pra ele aqui outra vez!



Escondidito...

Deixa ver se ninguém me vê aqui atrás...

eu tava bem é a jogar a malha...

segunda-feira, março 13, 2006

Estórias de partir a campânula a rir!

Vou começar com esta a “postar” umas estórias da Filarmónica, umas mais recentes, outras que a velhice me conta de vez em quando, quando estamos na 2.ª parte dos ensaios (sabem, ao pé duma alavanca donde sai um líquido amarelo, que está junto a outra que parece um garrafão, mas ao contrário, donde sai um líquido vermelho-púrpura!? – pronto, é aí).
Os nomes que possa eventualmente utilizar nem sempre correspondem à realidade, por isso… o que conta é a passagem!...

Olh’á pedra!

Conta-se que, quando a malta ia para as saídas com a banda, a pé, iam todos sempre na galhofa. Costumavam ir lá para trás da Serra, uma terra chamada Carvalho. Pois acontece que, quando iam a subir uma certa ladeira, uns mais à frente que outros, houve um dos da frente que lhe deu na gana de pôr a rolar um grande calhau que por ali estava na berma do caminho. A malta que vinha atrás, distraída com a converseta, só se apercebeu quando o pedragulho estava já em cima deles. Um, com o susto, pôs-se a correr, deixando cair o instrumento, uma sax-trompa, cujas irmãs podem apreciar no nosso museu. Pois é, já estão a ver… o pedrão passa-lhe por cima com firmeza tal que a sax-trompa mais parecia um saco de farfalha e marakaté todo embrulhado. Dizem que o velho Pleno até ficou roxo com os nervos!

sábado, março 11, 2006

Ensaio 11-03-0

O ensaio correu muito bem, apareceu quase toda a gente, até apareceu gente que eu nunca tinha visto, e isso foi verdade. Foi um jovem que toca na zona "matraquilhar". O Manel é que tava a ver o caso mal parado porque o rapaz queria tocar gongo, mas o Manel disse que gongo, talas e unhas toco eu, e pronto, o rapaz nem disse mais nada... Mas estava tanta gente e correu bem, o final é que caiu que nem ginjas, fica aqui um cheirinho do sucedido...




Eu tava para aparecer na foto, mas o modo de foto 360º nao tava a funcionar, por causa do sol, se nao tb aparecia...





sexta-feira, março 10, 2006

Caríssimos:

Temos que nos mordenizar porque parar é morrer. Somos uma instituição com 86 anos e mostramos a todos "pelo menos aqueles que tem a capacidade" (acho k o manuel da caixa n chega cá) que não paramos temos jovens dinâmicos que criaram este espaço e provam assim deste modo que a nossa querida Filarmónica Pampilhosense terá ainda muitos aninhos de vida com pessoas capazes de inovar, criar e pensar.

Queria desde já dar os meus parabéns ao meu AMIGALHAÇO João Lopes trompetista porque este homem sabe o que faz!!!Parabéns e obrigado por teres criado este espaço...

Amigos executantes que usam a Internet e que dominam as novas tecnologias acho que devem tornar-se membros deste blog (falem com o técnico informático) para aqui "postarem" as vossas ideias e os vossos pensamentos porque só assim se dá sentido há liberdade de expressão...

Como li no texto do meu caro amigo Daniel Vieira também conhecido por "Zangadalhadeiradão" é assim que se escreve?!? Bem falando sério temos que tomar consciência NÓS TODOS EXECUTANTES DA BANDA FILARMÓNICA PAMPILHOSENSE que veêm aí os belgas e nós temos que os receber dignamente fomos tratados como principes lá por aqueles lados...Agora é tempo de retribuir...Vai haver muito trabalho para fazer durante as refeições deles e durante as "bubadeiras" deles espero que apareçam para ajudar...

Abraço a todos do carissimo Silvio Gomes 1ºTROMPETISTA "Hey mi TRUMPETA!!!"

quinta-feira, março 09, 2006

Recepção da Harmonie Belga

Caros e caras:
Estou cada vez mais convencido que nunca conseguiremos receber os amigos belgas tão bem quanto eles nos receberam. E vós sabeis porquê? Pelo simples facto que a nossa Filarmónica é composta por uma boa parte de chatos que só querem é passear! E vejam só! Será que os belgas tiveram que pedir PILAMORDEDEUS aos músicos e directores para nos receberem? No credo. Será que a malta belga se mostrou renitente pelo facto de receber pessoas em casa? No me gusta pinsar assí.
Houve um músico que comentou comigo que vinham 69 elementos e que nós não éramos tantos! Que tem isso a ver?
É preciso, meus amigos e amigas, é demonstrar que somos melhores, que somos hospitaleiros, que temos a melhor chanfana do mundo, que lá porque Bruxelas é a capital da Europa, a Pampilhosa é a Capital da música filarmónica da região centro (e da Bairrada também), e lá porque os belgas ganham mais, nós também não gastamos tanto e apanhamos pifos com cerveja que é bem melhor que a deles (há lá coisa melhor que a Sagres Bohemia?!). E até que eles tenham vinhedos nunca chegarão à parra dos nossos bairradinos que o pior destes deve ser uma enormidade ao pé do melhor deles...
Ponde a mão na consciência, amigos e amigas, seja lá onde ela estiver! E verificai que é OBRIGATÓRIO que os belgas levem uma esplêndida imagem nossa, da Pampilhosa, da Região e do País do melhor sol da Europa!

Exprime-te

Deixa aqui a tua crítica ou mensagem sobre a coisa mais marada que te venha, ou vá á cabeça sobre a filarmónica Pampilhosense. Partilha as tuas ideias ou teorias, são sempre uma mais valia para a nossa colectividade.

Já agora diz alguma coisa de jeito.... Dá sempre jeito.... Porque dizer coisas sem jeito.... Não dá muito jeito.......lol


quarta-feira, março 08, 2006

Concurso para músicos

Vai abrir um concurso para pessoal que toque piano e baixo de cordas eléctrico para a orquestra OLPA (Orquestra Ligeira Pampilhosense).

Requisitos mínimos:
Saiba ler música e tenha disponibilidade para se deslocar aos ensaios na sede da Filarmónica Pampilhosense uma vez por semana (3as ou 5as normalmente)
  • Para o(a) "baixista":
  1. Ter baixo e amplificador.
  • Para o(a) pianista:
  1. Ter um piano/teclas transportável.
Caso estejam interessados, enviem um email para filar-pamp@sapo.pt com o assunto, nome e contacto ou podem dirigir-se à sede da Filarmónica no decorrer dos ensaios às 6as feiras.

terça-feira, março 07, 2006

Criação do Blog - Creation of the Blog

Versão Portuguesa:
Comecei por criar este blog com a finalidade de "postar" anuncios, comentários e também sugestões/críticas em relação à nossa querida Filarmónica Pampilhosense. Também é dirigido a todos os que tenham também gosto por este tipo de música. Fico à espera de que este blog seja usado, mas, vamos lá ver...

English Version:
I started this blog with the purpose of post news, sugestions/critics or commentaries about "Filarmónica Pampilhosense" . This post is directed to people who don't understand our language and I expect it to be used also by Belgiums.