Filarmónica Pampilhosense

Filarmónica Pampilhosense
Pampilhosa - Mealhada

sexta-feira, março 24, 2006

Estórias de partir a campânula a rir! – III

Saco camaleão

Quando fomos em 2000, aqueles três dias para a Junça, a malta ficou instalada numa pensão em Vilar Formoso. No final do primeiro dia o Manel Cainelas queria pernoitar em Vale da Mula ou por aí perto, em casa de uns conhecidos. Então toca de ir buscar o seu saco, que estava junto com todos os nossos, na bagageira do autocarro. Chega lá, farta-se de procurar a pôrra do saco, e o catano não se revela ao coitado do dono, já irritado com a situação, para além de que já estava a fazer-se tarde… O Manuel Pleno e outros colegas nossos perguntaram-lhe de que cor era o saco, ao que ele respondeu que o saco era vermelho! Tudo com o cu no ar à procura do saquinho encarnado e nada!

“ – É este?” “ – Não.” “ – É este?” “ – Não!”

“ – Caraças, pá! – disse o Manelão a roer a unha – já me espiparam o saco!” E pronto, o Manelão desistiu de ir, pois até que a boleia dele bazou.

Entretanto, tirámos todos os nossos sacos para ir para a pensão, e sobra um. Pois, o do Manelão, só que o sacão do Manelão era… verde! Bem, até tinha um risquito vermelho, mas fazer da parte o todo… calma aí! Entretanto, nomeámo-lo detentor da… camisola amarela: o mais pinguço da jornada!

No dia seguinte, dedicou-se-lhe umas quadrazinhas:

Cá temos outra vez

O nosso amigo Cainelas

Que é coleccionador talvez

De camisolas amarelas.

(…)

Com o seu saquinho encarnado

Parecendo um turista

Logo fica engasgado

De comer o seu alpista.

Mas o saco era incolor

Era tipo camaleão

Nem acertou na cor

Da pega da mão!

Se juntasse o amarelo

Às cores do seu bornal

Formaria com muito zelo

A Bandeira Nacional!

(Sílvio Pleno)

2 comentários:

  1. Que cena, não sabia que tínhamos um poeta na FP... Porra o que aqui se aprende...
    A nossa FP é fixe, o pessoal é 5 estrelas no convivido e tudo, só é pena que por vezes podíamos nos aplicar um pouco mais nos ensaios, nós temos capacidade para tocar muito melhor que o que tocamos mas pronto....
    Falando da Junça.
    Dessa vez foi brutal, já foi a algum tempo mas ainda me lembro do que o Senhor Benjamin, as 7 / 8 horas da matina( era cedo) ao sair do quarto nas escadas a disse boé alto “Vamos p’ra praiaaaa”. e o pessoal ainda mal tinha começado a dormir porque tiveram toda a noite no baile, e depois na noite a seguir fomos todos a garraiada as 5horas da manhã que coisa linda, e o Sílvio Gomes com um copito a mais, ou eram dois a mais já não me lembro lol.... a cantar ipop com um individuo qualquer a certa altura já não sabia a letra e só disse.. “e por ai a fora...”
    Sempre que lá vamos fica uma história para contar, e este ano vamos lá voltar... hehe, mas á é um problema depois os bocais e as boquilhas ficam cheias de tinto e bolos da Junça, aquela volta no fim é lixada para o fígado e para os diabetes mas é tão linda.... lol

    ResponderEliminar